Valor do Big Data pode ser acessado por usuários de negócios, condensando-o de forma inteligente e apresentando apenas o que é relevante e contextual para o problema em questão.

Por exemplo, um executivo pode estar interessado em dados resumidos em todas as linhas de produtos da empresa , enquanto um gerente de um produto ou localidade específica pode precisar de mais detalhes, mas apenas para as áreas que ele ou ela supervisiona . Em certos casos , como um gerente de suporte que precisa investigar os registros de chamadas de um cliente específico, pode ser necessário exibir os dados brutos. Profissionais de TI são desafiados a não só fornecer a infra-estrutura , mas também para ajudar a fornecer significado ao Big Data .
O mecanismo patenteado in-memory de acesso a dados do QlikView comprime os dados típicos por um fator de 10 , ou seja, um único servidor de 256GB de RAM pode carregar mais de 2 TB de dados sem compressão . Isso representa bilhões de linhas , oferecendo taxas de resposta que só é possível com arquiteturas in-memory. Outras características do QlikView como encadeamento de documentos e carga binária podem acelerar ainda mais a exploração de grandes conjuntos de dados. Este é o caminho escolhido por muitos clientes QlikView para analisar terabytes de dados armazenados em data warehouses ou clusters Hadoop e repositórios similares.